16 outubro, 2013

Dicas de Redação - Parte I

Faltam apenas 10 dias para o ENEM 2013, e pensando nisso, resolvi ajudar a galera que irá prestar vestibular esse ano repassando alguns dos meus conhecimentos sobre Redação que eu obtive durante minha vida de acadêmica em Letras, eu garanto essas dicas serão essenciais para você tirar um boa nota. 
Bom, resolvi escrever por parte, e essa como você percebeu é a PRIMEIRA. Tudo isso pra não ficar chato, e até porque também, eu sei que muita informação é difícil de "processar". Então hoje, saberemos como fazer um texto dissertativo-argumentativo como manter uma boa estética.

  • TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Primeiramente, é importante que se saiba que em uma redação de vestibular é pedido para que os candidatos façam um texto dissertativo-argumentativo. Você sabe o que é isso?
Um texto dissertativo-argumentativo é aquele onde se opina, ou seja, você organiza ideias para defender um determinado ponto de vista sobre determinado assunto. Você deve então, convencer o leitor de que a sua ideia é correta, é preciso portanto, estar informado para expor e explicar suas ideias.
O QUE VOCÊ PODE UTILIZAR PARA CONVENCER O LEITOR: 
- Exemplos
- Pesquisas
- Fatos comprovados
- citações ou depoimento de pessoas especializadas no assunto
- alusões históricas
- comparação entre fatos, situação, épocas ou lugares distintos

OBS: ¹Em exemplos, nunca cite algo que aconteceu com a sua família ou com você, caso você queira mesmo fazer isso, ou seja, caso isso seja extremamente fundamental, repasse para sua redação de forma impessoal.  
² Esses método de convencimento do leitor devem ser feitos de forma com que o texto não deixe de ser "leve"ou seja, para citações, por exemplo, coloque no máximo 2, e também não use mais de 2 formas de convencimento, caso contrário, seu texto ficará "pesado", chato, e além do mais, você não terá espaço suficiente para argumentar SUAS ideias. 
  • A ESTÉTICA
Um texto sem um boa estética passa ao corretor da redação que o candidato é desleixado, que não teve nenhum cuidado ao redigir o seu texto e muito menos preocupado com o leitor. Ninguém gosta de ler algo desorganizado, por isso, a estética do seu texto é fundamental, é lógico que o que mais importa é o conteúdo, mas um boa grafia, um bom estado da folha e limpeza são importantes. 

PONTOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ESTÉTICA:
  • GRAFIA. Como já mencionado, uma boa grafia é fundamental. Ninguém merece ter que "adivinhar" o que está escrito, por isso, não tente "inventar letra" (fazendo um x parecer um c; um q parecer um g). 
  • ACENTUE AS LETRAS. Não esqueça os acentos nas letra i. Ah, e não esqueça do j também!
  • ACENTUE AS PALAVRAS corretamente, ou pelo menos TENTE! (é bom que se saiba a diferença entre é e e, isso é fundamental para o bom entendimento do seu texto)
  • PONTUAÇÃO. Coloque a vírgula no lugar certo, caso contrário, sua frase pode ficar ambígua, ou seja, com duplo sentido. Só use oponto parágrafo quando sua ideia estiver completa. 
  • NÃO FAÇA "LAGUINHOS". Laguinhos são aqueles espaços enormes que algumas pessoas deixam entre uma palavra e outra, isso demonstra que a pessoa não tem conteúdo para redigir uma redação.
  • MARGEM. Nunca ultrapasse!
  • ESPAÇO NOS PARÁGRAFOS. Use seus dedos para deixa um espaço em cada parágrafo, o ideal são 2 dedos (como na imagem). A paragrafação é fundamental, pois estabelece a estrutura visual para a divisão obrigatória: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • FAÇA PARÁGRAFOS PROPORCIONAIS (em média de 5 a 7 linhas cada)
Abaixo, você tem um exemplo de uma boa estética, reparem que os parágrafos são proporcionais e as margens estão bem marcadas, o que facilita a visualização e organização de um novo parágrafo.
    ignorem minha folha!

    Por hoje é só! Amanhã na PARTE II as dicas serão de como começar uma redação, o que pode ou não pode ser usado e o que fazer na hora que dar uma "Branco Total"! Até.
    REFERÊNCIAS

    Um comentário: