11 janeiro, 2013

A História do Festival do Carimbó. Irituia/PA

"Essa história foi feita a partir do depoimento de D. Luzia, filha do seu Américo Brasil, um dos pioneiros do carimbó Irituiense, dado para o Blog "Gengibirra Digital" no ano de 2010, e agora sendo adaptada por mim"
Quem deu origem a essa grande festa que hoje conhecemos e participamos foram os negros. Esse negros, por serem recém libertos moravam no quilombo, que ficava numa localidade chamada Uramucu, que existe até hoje no município de Irituia, pois  não podiam se misturar com o brancos que residiam na cidade. Uma vez ou outra eles vinham até aqui.
A história do Festival do Carimbó começou com a chegada do Santo São Benedito¹, trazido pelo Padre Miguel de Bulhões, pelas águas do Rio Irituia. Os negros aguardavam às margens do rio, tocando seus instrumentos como pandeiro, tambor, viola e até latas; tudo eles batiam, formando o famoso ritmo que era chamado por eles como "samba" e que hoje é conhecido por nós como carimbó.
Em seguida, levaram o Santo até a Igreja, e lá rezaram uma missa. Após o término, o padre liberou os fundos da igreja para que os negros tocassem e cantassem. O festejo durou 3 dias, e terminou quando o padre ordenou que parasse. E foi assim que festa de São Benedito ficou sendo festejada com carimbó.
Com o tempo esse batuque foi se espalhando e todos foram pegando gosto por ele. Na cidade, Irituia, quem tocava o "Samba" era o grupo do Seu Américo Brasil Cordeiro, que pelo fato dele ser gago, era conhecido por "Américo Gago", que foi um dos grandes precursores.
Esse famoso ritmo só deixou de ser conhecido como "Samba" para se tornar "carimbó" após o 'Pinduca',  cantor conhecido hoje como o "Rei do carimbó". Segundo D. Luzia, o Pinduca aprendeu cartar carimbó com o seu pai, Américo Gago. Ele chegou em Irituia com a banda da Polícia Militar para se apresentar numa festividade da cidade e viu o Américo Gago cantando, e se interessou pelo ritmo. Os demais da banda foram embora e o Pinduca ficou, passou oito dias e levou consigo todos os aprendizados que teve. Hoje ele é a atração principal no famoso FESTIVAL DO CARIMBÓ, e faz milhares de pessoas dançarem no ritmo dos nosso antecedentes, os negros.

by: Vanessa Mires.

¹São Benedito é um Santo negro, conhecido como "santo dos escravos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário